Comic Con: O evento onde todos puderam ser heróis
O maior evento de cultura pop do país regressou este ano ao Parque das Nações. We Can Be Heroes foi o título escolhido para a Comic Con de 2022, contando com diversos atores, escritores, cosplayers, gamers e content creators.
Entre os dias 8 e 11 de dezembro, os visitantes puderam usufruir de diversos espaços como o Golden Theatre, o Live Stage, o The One Theater, o Spotlight e o Creator ‘s Hub, onde conseguiram ver as suas personalidades favoritas. Noutros espaços como a Gaming Area e a Cosplay Experience foi possível assistir a vários workshops e painéis, bem como participar em diversas atividades e concursos.
Por fim, quem visitou a Comic Con pode passar no Geek Market, para adquirir produtos da cultura pop, ou no Artist ‘s Alley, onde teve a oportunidade de conhecer e apoiar o trabalho de pequenos artistas.
O primeiro dia, dia 8, foi ótimo para os fãs de cosplay. No Cosplay Experience, as cosplayers Miho e PinkLady juntaram-se para um workshop, no qual deram dicas sobre como construir uma apresentação de cosplay. Ambas abordaram os principais aspetos a considerar numa performance, de modo a ser o mais cativante possível. Explicaram no que consiste os momentos-chave – os momentos mais relevantes da história retratada. Estes momentos são os mais importantes da performance, pois definem se a mesma foi bem-sucedida. A postura, as expressões faciais e a colocação correta no palco são também aspetos fundamentais, segundo as cosplayers.
Passando para o Creators Hub, o grupo musical GLOSSY e a youtuber e influencer Malu Matos falaram sobre o seu o dia a dia enquanto cantoras, atrizes ou modelos, as suas melhores experiências e como conciliam essa vida com a vida de adolescente.
Voltando ao Cosplay Experience, foi a vez dos fãs de maquilhagem e caracterização de personagens assistirem a um workshop. Sofia Frazão partilhou as técnicas que usa, exemplificando ao vivo.
Novas experiências e eventos conquistaram o segundo dia da Comic Con. No início da tarde, o workshop Cosplay Sustentável- Reduzir, Reutilizar, Reinventar por Tatiana Valada explorou formas de assegurar um futuro mais ecológico para a arte do cosplay – atingida pela fast fashion. Desde paradas e desfiles a coreografias, não faltou animação na Cosplay Experience.
Fonte: Catarina Vozone
Fonte: Mariana Martins
Fonte: Catarina Vozone
Os fãs de gaming tiveram a oportunidade de jogar a demo de Madalia – a futura gémea virtual da Madeira. O mapa do jogo é uma réplica digital, em tempo real, da Ilha da Madeira. Os jogadores têm a oportunidade de conhecer a Ilha em tempo real enquanto vivem a história de fantasia do jogo. O videojogo tem uma parceria com o Governo Regional da Madeira; parte da receita será utilizada para a preservação da natureza da ilha.
A criatividade de pequenos grandes artistas invadiu o espaço Artist ‘s Alley. As pinturas, desenhos, caricaturas e até mesmo dioramas deram asas à inspiração dos visitantes. Algumas das obras estavam disponíveis para aquisição.
Artistas célebres da Banda Desenhada como Wes Craig e Mike Deodato Jr. estiveram presentes para sessões de autógrafos. Personalidades da literatura, cinema e televisão marcaram o dia com painéis de perguntas e respostas com o público. Destaca-se Joe Abercrombie – escritor de A vingança serve-se fria –, Alan Tudyk e Sean Maguire.
Fonte: Mariana Louro
Sábado, dia 10, aconteceu no Gaming Stage o painel Ser Apresentador de Programas Gaming em Televisão, com Cristiana Reis, Nelson “AC” Silva e Marco Fresco. Juntos falaram sobre os seus programas, bem como sobre o processo criativo por detrás de cada episódio e ainda como chegaram ao mundo dos videojogos na televisão. Cristiana Reis fala ainda sobre ser mulher na indústria dos videojogos, referindo as barreiras que tem vindo a quebrar ao longo do tempo.. “Ainda hoje me perguntam, ‘Mas ainda jogas todos os dias?’”, termina.
Também foi possível assistir à gravação do último episódio da 2.ª temporada do podcast Growing Up. Inês Nobre, Maggy Azevedo e Leonor Arroja descrevem esta temporada como sendo mais descontraída, contrastando com a primeira, que abordou sempre assuntos mais sérios, como inseguranças e saúde mental. Com muitas gargalhadas, este foi um episódio muito animado, no qual pudemos ficar a conhecer melhor as três criadoras de conteúdos, os seus gostos e manias.
O último dia de festival manteve a mesma vibração e cor dos dias anteriores. A manhã começou com um workshop de magia, dado pelo Instituto de Magia Português, que prometeu ensinar ao seu público, as mais variadas técnicas das artes da herbologia, do cuidado de criaturas mágicas e na criação de poções.
Poucos momentos depois, Catarina Furtado juntou-se a Pandora da Cunha Telles e às integrantes do seu projeto, Contado Por Mulheres, para partilharem as suas experiências enquanto mulheres numa indústria maioritariamente masculina. O público deste painel, pode também usufruir dos mais elogiosos testemunhos por parte de alguns dos atores que trabalharam com as realizadoras.
Fonte: Mariana Martins
Com um livro e um documentário, La Vie De Marie passou a sua tarde no Live Stage e Creators Hub, partilhando com os que a acompanhavam, a sua experiência enquanto jovem tímida, vinda do interior, rumo ao reconhecimento na metrópole. Uma conversa transparente, na qual foram abordadas as dificuldades que isto acarreta na sua saúde mental, assim como os efeitos que teve na sua arte.
Fonte: Mariana Martins
Depois de mais uma edição inesquecível, a Comic Con promete voltar em 2023 com novidades para os maiores fãs da cultura pop.
Fonte da capa: Mariana Louro
Artigo revisto por Beatriz Batalha
AUTORIA
A Mariana sempre foi apaixonada por palavras, o que a levou a escolher o curso de Jornalismo. A escrita e a leitura estão presentes na sua vida, nomeadamente no seu bookstragram (@books.mariana) e no seu booktok (@_marianalouro_). Na ESCS Magazine já escreveu de tudo um pouco: artigos sobre Moda e Lifestyle, Literatura e cobertura de eventos. Atualmente é Vice-Diretora e Editora Executiva.
Uma vida sem arte e literatura seria impensável para Catarina. A aspirante a jornalista vê na ESCS Magazine a oportunidade perfeita para ouvir novas histórias e conhecer diferentes perspetivas. É sonhadora por natureza, mente aberta por convicção, e encontra-se atualmente a fazer de tudo para não acabar num trabalho de escritório.
A Mariana está no último ano da licenciatura de publicidade e marketing, mas o seu “bichinho” da escrita parece não a querer abandonar. Abençoada por vários hobbies e interesses, ocupa o seu tempo na ESCS Magazine com um pequeno aprofundamento de “factos interessantes” que os amigos já estão fartos de a ouvir contar.
ofia, uma rapariga com várias paixões, entre elas a representação, pois o seu sonho é ser atriz.
Para além disso, adora a moda e está sempre atenta às últimas tendências.
Mesmo com estes interesses, decidiu ingressar no curso de Relações Públicas e Comunicação Empresarial, visto que também se identifica bastante com a área da comunicação.
Fazer parte da ESCS Magazine é uma honra e não podia estar mais feliz.