Media

Glória é a primeira série portuguesa na Netflix

Glória, uma palavra tão pequena e com tantos significados. Foi uma glória para o universo cinematográfico português, que viu estrear a primeira série nacional na gigante plataforma Netflix.

Glória à Revolução, ao crime, à espionagem, ao oculto, à ação e aos portugueses.

Em tantas ações e intrigas escondidas por lentes coloridas e amarelas foi difícil escolher a verdadeira estrela desta ação, mas acabei por decidir que seria a História portuguesa.

Portugal nos anos 60 fazia parte de um universo muito diferente, mas é neste lugar que se desenrola a série. Mais concretamente na aldeia de Glória do Ribatejo, num centro norte-americano de transmissões (RARET). Este tornou-se crucial, pois transmitia propaganda ocidental à URSS, durante a Guerra Fria.

João Vidal
Fonte: FantasticTV

Havia festas da alta sociedade que contavam com os mais privilegiados, os membros do governo, e onde se teciam elogios ao diretor da PIDE. Uma das presenças frequentes era a de João Vidal, o filho de um secretário de estado. Este tinha marcado na memória as suas experiências como soldado na Guerra Colonial. Agora é conhecido como “Senhor Engenheiro” e desempenha funções na RARET. Porém, este não é um comum trabalhador: foi contratado pela KGB, como espião.

E é em redor de João Vidal que a maioria da série se desenvolve. O seu dia a dia divide-se entre os corredores da RARET, da Glória do Ribatejo e com os seus habitantes. Enfrenta grandes desafios para esconder a sua identidade como agente ao serviço dos soviéticos, algo que se agrava com as constantes rusgas aos trabalhadores daquela instituição e com o seu convívio próximo com americanos.

Fonte: Público

Em simultâneo é-nos mostrada a vida de outras personagens. Apesar de serem histórias secundárias, estas cativam a atenção total do espetador. Abordam grandes problemas da época que ainda se sucedem nos tempos de hoje, como a violência doméstica (seja praticada pelo parceiro ou por outros familiares). Um assunto que, até à data, nunca tinha visto ser abordado é a malformação em bebés, neste caso a ausência de membros, mas também o casamento por procuração, um tipo de matrimónio que vários casais experienciaram devido à guerra.

Glória foi a primeira série portuguesa na Netflix, mas de certeza que não será a última.

Fonte da capa: NiT

Artigo revisto por Lara Alves

AUTORIA

+ artigos

A Matilde sempre sonhou em ser jornalista. Isto depois de ter desistido das suas aspirações de astronauta do jardim de infância, por estar sempre na lua. É apaixonada por histórias independente do formato onde estas estejam. Procurou a ESCS Magazine para contar algumas das suas. É licenciada em Ciências da Comunicação, e atualmente frequenta o mestrado de Jornalismo da ESCS.