Tendências de 2021 e como arrasar neste outono/inverno
O outono chegou e com ele veio, também, toda uma aesthetic digna de Pinterest: desde as maratonas da série Gilmore Girls, aos cinamon rolls, tons alaranjados e às folhas secas no chão. Porém, este artigo não é sobre a aesthetic incrível do outono, mas sim sobre as tendências da época outono/inverno. Portanto, se tens dúvidas acerca daquilo que se usa este ano e não queres estar “fora de moda”, fica atent@ aos próximos parágrafos, pois foram feitos a pensar em ti, para que possas arrasar nos meses seguintes com peças que se vendem nas lojas mais comuns.
Primeiro de tudo, em 2021 a moda mostra e reforça a ideia de que não é por estar frio que nos temos de restringir aos tons escuros, como o castanho ou o preto. Este ano, os grandes estilistas dão “luz verde” para que se use e abuse das cores do arco-íris, dando especial destaque, não só ao amarelo canário e ao azul, mas também ao vermelho, ao fúscia e ao verde.
O que pode acontecer é surgir a dúvida de como utilizar estas cores, mas nada temas. É okay arriscar e misturar várias cores. Se preferires sai à rua com um look monocromático dos pés à cabeça.
Outra tendência que se mantém são os padrões, tais como o animal print, o xadrez e os padrões geométricos, acrescentando-lhes as texturas, como o couro e o chamado couro croco, isto é, a imitação da pele de crocodilo. E, por mais que te possa parecer estranho, os grandes estilistas de alta costura misturam diferentes texturas, materiais e padrões, e incentivam para que o façam.
A chegada do outono é, para muitos jovens, acompanhada do início das aulas e com isso começam as apresentações de trabalhos e toda uma coletânea de momentos mais sérios que requerem um look um bocadinho mais formal. Assim, este ano irás ver as lojas cheias de fatos estilo alfaiate mais estruturados, oversized ou fluídos. Podes, também, utilizá-los no teu dia-a-dia acompanhados de uns ténis e transformá-los num look mais casual.
Por falar em casual, este ano regressam as chamadas raw denim, que é como quem diz, as calças de ganga escura. E, independentemente da ganga que escolheres, as calças de cintura baixa são um MUST HAVE, bem como as baggy jeans.
Para a parte de cima, podes optar por um colete ou uma malha aprés ski, que nada mais são do que coletes e malhas com padrões, ao estilo dos utilizados nos Alpes. Num dia menos frio, escolhe antes uma blusa cut out, que é uma grande tendência e consiste no facto de ter um decote em sítios diferentes dos habituais.
Algo que continua trendy é o conforto e um estilo mais descontraído, sendo que se mantêm os conjuntos de malha tão característicos da época de pandemia que se viveu.
Em dias mais frios, deves fazer-te acompanhar de um casaco e, em 2021, as gabardines, também conhecidas como trench coat, os casacos de pelo sintético ou, ainda, os casacos puffer (que é como quem diz, os kispos volumosos) são os que estarão em altas e que, de certeza, também vais querer utilizar.
Por fim, quanto ao calçado, botas de cano alto são uma trend, assim como as botas de salto quadrado, estilo leggin, com sola track ou, ainda, estilo cowboy. Podes, e deves, reutilizar as tuas botas militares, pois o estilo militar vai ser muito visto. Para um estilo mais formal, podes recorrer a uns mocassins ou sabrinas.
Já a chegar ao fim, lembra-te que por mais que estas sejam as tendências não és obrigad@ a utilizar e restringir-te a estas peças de roupa, opta pelo que mais gostas e te sentes confortável a utilizar, sendo que ninguém pode, nunca, definir regras para o teu estilo e outfits. Além disso, não é por ser tendência que tens de ir a correr comprar todas as peças e mais algumas, faz uma seleção do que tens no teu armário, não apoies o consumismo em excesso e, se poderes, apoia lojas locais e pequenos negócios, ao invés das grandes superfícies.
Por fim, para este outono/inverno (e todas as outras estações do ano) aqui fica um conselho para ti:
Fonte da capa: Pexels
Artigo revisto por Ana Sofia Cunha
AUTORIA
Todos os artigos têm o meu toque pessoal, de modo a criar uma relação de proximidade com o leitor e para que se perceba que quem escreve é igual a quem lê. Tento ao escrever direcionar-me a todos, no geral, mostrando que um artigo de moda e lifestyle pode ser lido por todos os que o desejem. O mundo ainda é retrógrado sobre determinados temas, que nem o deviam ser, e gostava que pudéssemos um dia dar as mãos, no sentido de nos unirmos ainda mais para que vivêssemos sem conflitos e com paz.