Cafetarias Especiais
É inegável a apreciação que o povo português tem pelo café. Estamos, afinal, no país com o maior número de cafeterias per capita da Europa. E as cafeterias de especialidade são um dos frutos desse amor. Nelas apenas são vendidos cafés que foram produzidos artesanalmente. Houve um zelo extremado para que o produto que chega na sua chávena seja o melhor possível. Desde a plantação até à preparação, passando pela colheita, pela seleção dos grãos, pela exportação e pela torra.
Essas cafeterias que têm crescido e que se têm expandido em Lisboa nos últimos sete anos propõem a todos os ‘coffee lovers’ uma inédita experiência com a segunda bebida mais consumida no mundo. Não apenas os produtos servidos são mais exclusivos e selecionados, mas cada um dos ambientes possui identidade própria.
Então, se gostas de um bom café, de experimentar coisas novas ou até mesmo de locais que fogem ao padrão, aqui estão 6 sugestões de por onde começar essa aventura pelo mundo do café na nossa cidade:
#1 Torra Roasting & Coffee, Alcântara
A primeira coisa que notas quando entras na Torra certamente é a falta de um balcão que, nas cafeterias normais, separa os baristas (especialistas em preparar café) dos clientes. Esta ideia surgiu para que fosse criado um espaço mais intimista e livre, onde a experiência vai além dos cafés e da comida excecional.
Todos os que lá entram recebem um convite implícito para relaxarem, se aproximarem dos funcionários e observarem a preparação dos cafés que pediram. As sacas de café, dispostas de forma inusitada entre as mesas, corroboram a sensação de fazermos parte do processo.
Às vezes, o convite para aprender acerca do mundo dos cafés especiais pode até ser explícito. Os donos e os funcionários, todos os dias, convidam os mais interessados a conhecer a torrefação que fica na parte de trás do estabelecimento. Lá, os cafés são guardados, torrados e experimentados – é uma espécie de laboratório.
#2 Fábrica Coffee Roaster, Chiado
A pioneira nos cafés de especialidade em Portugal não poderia ficar de fora. Hoje em dia, a Fábrica Coffee Roasters está em três moradas diferentes em Lisboa (Chiado, Praça do Comércio e Rossio), em Sintra – com um ‘Coffee Truck’ – e no Porto. Entretanto, é a loja do Chiado que detém o título como a mais diferente e única entre elas.
A influência africana é inegável. Ela provém dos cafés vendidos que são, maioritariamente, do Quénia e da Etiópia – os países onde se compram os melhores cafés do mundo. Nas paredes encontramos pinturas de animais e de componentes desta região. O ambiente espaçoso é repartido com sofás, poltronas, mesas e cadeiras, cada um com a sua própria identidade e estilo. O clima é despojado e estiloso ao mesmo tempo.
Lá são servidas, exclusivamente, comidas de pastelaria: os acompanhamentos ideais para o café se sobressair e ser o centro. Também não é oferecida uma rede Wi-Fi, porque o objetivo principal é a construção de relações através desta bebida tão adorada.
#3 Bloom Coffee Room, Lapa-Estrela
Com um estilo mais minimalista e escandinavo, a Bloom Coffee Room é outro exemplo de um local pensado inteiramente para a valorização do café. O ambiente agradável e sóbrio para os olhos certamente instiga os outros sentidos tão importantes, enquanto provas as delícias que lá se encontram.
#4 Benjamin Coffee House, Campo de Ourique
Com as grandes janelas e as várias plantas a decorar o ambiente, esta pequena cafetaria de esquina é convidativa a qualquer um que esteja a passar lá perto. Todo o ambiente foi inspirado nas cafeterias de especialidade australianas. Nelas, a presença de tons claros e de madeira é marcante.
O cheiro de café e de doces está presente assim que entramos, como se estivéssemos em casa. Outros elementos que colaboram para este imaginário são os livros infantis apoiados nas janelas, os aventais pendurados na entrada e as recordações de viagens do dono para a Austrália, que estão penduradas nas paredes e nas prateleiras.
#5 Buna Specialty Coffee Shop, São Bento
Podemos experimentar os cafés e cervejas artesanais da Buna Specialty Coffee Shop nas suas lojas em São Sebastião ou na Misericórdia. A segunda, principalmente, oferece um espaço com estilo industrial, com o clássico preto e branco, vigas de madeira no teto, um arco de pedra e elementos de couro.
A cafeteria possui, efetivamente, um ar mais informal e moderno. Referências a estrelas e bandas de rock marcam as paredes, juntamente com desenhos lúdicos sobre a extração do café.
#6 Bowls & Bar, São Bento
O Bowls & Bar nunca poderia ser caracterizado apenas como um restaurante, quando as parcerias que têm com outras empresas o tornam muito mais que isso. O café servido é da, já citada, Bloom Coffee Room e, na parte da frente da loja, pode-se comprar também flores, plantas e vasos da floricultura Saudade Flores Frescas. De facto, as flores são o elemento principal da decoração muito alegre e colorida.
Já na parte de trás do estabelecimento estão dispostos vários objetos vintage como na sala de uma casa, finalizando o estilo Boho da loja. Todos esses objetos estão, igualmente, disponíveis para a venda. O pequeno-almoço é a especialidade da casa e é servido a qualquer hora do dia, no melhor estilo brunch. Contudo, também há opções para o almoço.
Assim, espero que cada uma destas indicações te tenha ajudado a decidir os destinos das tuas próximas aventuras. Afinal, um bom café não se toma em qualquer lugar, nem de qualquer forma.
Por Amanda Silva
Artigo revisto por: Ana Cardoso
Fonte da capa: Blog “A Nossa Vida”
(https://anossavida.pt/artigos/como-ter-negocio-cafetaria-sucesso)
AUTORIA
A curiosidade e o questionamento são naturais desde que se lembra. Da História até às artes, sempre tomou gosto por se informar e por compartilhar com outros as suas descobertas. Assim, ao mesmo tempo que o conhecimento e a comunicação surgiam como um estilo de vida, os caminhos jornalísticos e pelo mundo da comunicação social se apresentavam como os melhores a se trilhar.