Artes Visuais e Performativas

Celebrações do Dia Mundial do Teatro no Teatro-Estúdio Ildefonso Valério

No dia 27 de março celebra-se o teatro a nível mundial e o Teatro-Estúdio Ildefonso Valério, situado em Alverca do Ribatejo, não podia ficar de fora. Em conjunto com as Câmaras Municipais de Vila Franca de Xira e de Vila Nova de Gaia, criou uma agenda online para celebrar este dia através da plataforma digital “Palco Virtual do Teatro-Estúdio Ildefonso Valério”.

No início do ano passado, a companhia de teatro Cegada foi forçada a fechar portas devido à pandemia mundial de COVID-19. No entanto, manteve contacto constante com o público, emitindo a sua programação artística através de plataformas digitais, tendo sido criado o “Palco Virtual do Teatro-Estúdio Ildefonso Valério” para esse mesmo efeito.

Já este ano, a 15 de janeiro, a temporada da peça “Fronteira Fechada”, de Alves Redol, foi interrompida, mas a versão audiovisual desta criação, protagonizada por João Cabral e Susana Sá, já estava disponível ao público no portal da Área Metropolitana de Lisboa –Mural 18, e nas plataformas da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.Mais tarde, em fevereiro, a companhia Cegada programou o primeiro ciclo de música através do Palco Virtual do TEIV, de 28 de fevereiro a 14 de março, emitido em direto, em parceria com a plataforma BOL. Este ciclo incluiu apresentações de Berg, Andrea Verdugo e Urze de Lume.

Este sábado, a companhia junta-se, como é habitual, às Celebrações do Dia Mundial do Teatro, promovido pela UNESCO anualmente, no “Palco Virtual do Teatro-Estúdio Ildefonso Valério“, em Alverca do Ribatejo, e, em simultâneo, no Auditório Municipal de Gaia.

As celebrações são de acesso livre e têm como horário:

Palco Virtual do Teatro Estúdio Ildefonso Valério em:

teivpalcovitual.bol.pt
www.facebook.com/cegadateatro

17:30 – Nota de boas-vindas e apresentação do painel de convidados

17:40 – Emissão da versão audiovisual da peça “Humidade”, de Bárbara Colio pela Companhia de Teatro de Braga

18:50 – Leitura da Mensagem da UNESCO e conversa aberta ao público online com os convidados presentes

Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia em:

https://www.cm-gaia.pt/pt/eventos/fronteira-fechada-de-alves-redol/

21:00 – Emissão da peça “Fronteira Fechada” de Alves Redol

Os convidados confirmados, até agora, são André Laires, ator e intérprete da peça “Humidade”; Manuela Ralha, Vereadora da cultura da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira; Rui Dionísio, Diretor Artístico do Teatro Estúdio Ildefonso Valério; Rui Madeira, encenador e Diretor Artístico da Companhia de Teatro de Braga; e Solange Sá, intérprete na peça “Humidade”. As presenças a confirmar são: Dr. Fernando Paulo Ferreira, deputado à Assembleia da República, e Barbara Colio, dramaturga e autora da peça.

Aproveitem o final deste confinamento para pegarem num balde de pipocas, na vossa família e nas vossas melhores mantas e assistam a alguma peça neste dia tão especial, no quentinho das vossas casas!

Artigo escrito por Flávia Gomes

Artigo revisto por Maria Ponce Madeira

AUTORIA

+ artigos

Ao ingressar em Jornalismo na ESCS, a Flávia decidiu juntar a sua paixão pelas artes a uma segunda paixão: a escrita. É apaixonada pelo teatro e nela poderás encontrar uma enciclopédia dos melhores teatros musicais que podes ver. Gosta de dizer que é uma pessoa artística, pois já pisou os palcos de três formas: a dançar, a representar e a cantar. Agora dá palco a outros artistas escrevendo sobre eles e a sua arte.