Ricardo III – Uma Viagem À Loucura Do Homem
Artigo escrito por Flávia Gomes
No Teatro da Trindade, no «coração» da baixa lisboeta, está em cena a peça Ricardo III. A peça estreou a 26 de novembro e estará em cena na sala Carmen V2 até dia 31 de janeiro de 2021. Uma peça original de William Shakespeare, mas que conta com a encenação de Mário Medeiros. O elenco brilhante que leva a peça a cena conta com a participação de nomes muito conhecidos como Diogo Infante, João Jesus, Gabriela Barros e Guilherme Filipe.
A história da peça conta a forma sangrenta como Ricardo de Gloucester ascendeu ao trono inglês através de mentiras, manipulações e assassinatos. A interpretação do encenador, Mário Medeiros, levou as personagens a envergarem roupas modernas.
A peça é indicada apenas para maiores de 14 anos devido às cenas explícitas de nudez e de morte. As cenas de loucura da personagem principal, que é também o vilão da história, rondam todas a ideia de que o futuro rei está a perder a sua sanidade. Os pequenos atributos cómicos que o encenador incluiu numa peça trágica e tão violenta como esta enfatizam essa mesma sensação.
A escolha do figurino é muito interessante de se ver, pois transmite a sensação de que isto poderia acontecer nos tempos de hoje. No entanto, é através da linguagem utilizada que é logo percetível que não se trata dos tempos de hoje e que muitos de nós podem associar ao estilo de linguagem usado por Gil Vicente.
Os bilhetes variam entre os 12€ e os 72€, diferenciando, assim, os lugares. O teatro encontra-se equipado com todas as precauções devido à situação pandémica que ultrapassamos: o uso de máscara é obrigatório durante o tempo todo dentro do teatro, os lugares nas plateias e nos balcões encontram-se espaçados e há um dispensador de álcool gel no átrio do mesmo.
Continuem a apoiar a cultura que precisa, neste momento, de tanto tal como todos nós.
Bons espetáculos e em segurança!
Artigo revisto por Rita Asseiceiro
AUTORIA
Ao ingressar em Jornalismo na ESCS, a Flávia decidiu juntar a sua paixão pelas artes a uma segunda paixão: a escrita. É apaixonada pelo teatro e nela poderás encontrar uma enciclopédia dos melhores teatros musicais que podes ver. Gosta de dizer que é uma pessoa artística, pois já pisou os palcos de três formas: a dançar, a representar e a cantar. Agora dá palco a outros artistas escrevendo sobre eles e a sua arte.