Victoria Beckham – o minimalismo elegante
Victoria Beckham é conhecida por muitos como ex-integrante da banda Spice Girls e até como a Posh Spice. O que muitos não sabem é que Victoria Beckham é também dona de um estilo muito próprio e elegante que transpõe para a sua marca.
Fundada em 2008, Victoria Beckham é hoje uma marca luxuosa de roupa, sapatos, acessórios e agora também de produtos de beleza. A marca, que hoje se compara a um império, demonstra a sofisticação minimalista da sua autora e dá às mulheres as peças práticas, elegantes e de qualidade que precisam para viverem o seu dia a dia e cumprirem os seus compromissos, sem por isso terem de comprometer o seu estilo luxuoso e de requinte.
Apesar de ser considerada uma das mulheres mais elegantes de todo o mundo, Beckham não teve a entrada no mundo da alta costura facilitada porque a indústria não é nada fã de celebridades que se convertem em designers. Sabendo aquilo que a esperava, Victoria teve de lutar pela aceitação da comunidade da moda… e conseguiu. Hoje é fortemente respeitada e apreciada na indústria, graças também a várias jogadas estratégicas, como foi a apresentação da primeira coleção, com cerca de dez vestidos. Em vez de optar por um desfile grandioso, com muitos meios de comunicação e todos os nomes de relevo na moda, Victoria Beckham optou por um pequeno desfile em que ela própria apresentava os vestidos, os seus materiais e o que se pretendia transmitir com cada peça.
Claro que o sucesso de uma mulher e de uma marca que são a voz do modernismo minimalista foi rapidamente previsto pelos críticos de moda, que anteviram também a viragem da então pequena marca para o império que é hoje. Começou com vestidos, mas além das peças de coleção, passou para o pronto-a-vestir, com, claro, calças de ganga, que são uma peça crucial para as mulheres elegantes, mas práticas. Também o calçado e as parcerias com a Reebok são uma consequência do crescente sucesso de Victoria Beckham, assim como, desde 2019, a linha de beleza.
Apesar de haver um preconceito por parte da indústria relativamente a celebridades que se tornam designers, o facto de Victoria Beckham ser um nome conhecido e com muitos fãs terá ajudado às vendas da marca. No entanto, numa entrevista à CNBC International, a designer diz que, sabendo o que sabe agora, nomeadamente todas as exigências e dificuldades do meio que desconhecia, foi precisa coragem para trocar de carreira e abraçar aquela que era a sua grande paixão e na qual sempre quisera trabalhar: a moda.
Como em qualquer história, a desta marca não é composta apenas pela protagonista. Há toda uma equipa que trabalha com Victoria Beckham e que trabalha para o sucesso da marca, fator importante que a designer reconhece e louva. É juntamente com esta equipa, composta por colaboradores de diferentes áreas, que Beckham cria peças de qualidade, tendo atenção ao detalhe, ao fabrico e aos tecidos, garantindo sempre que vai ao encontro dos desejos e necessidades das suas consumidoras – algo que só é possível graças à relação próxima que mantém com as mesmas.
Para terminar, esta marca tão sofisticada e elegante como minimalista e prática tem um site que vende para mais de 100 países e conta com escritórios em Londres e Nova Iorque. Quem quiser adquirir as peças “ao vivo” pode fazê-lo numa flagship store em Mayfair, na flasghip store do centro de Hong Kong ou nas mais de 450 lojas por cerca de 50 países. Victoria Beckham tem sido ainda louvada por diversos membros da indústria e já ganhou prémios como Best Design Brand e Brand of the Year nos British Fashion Awards.
Fonte da capa: Vogue
Artigo revisto por João Nuno Sousa
AUTORIA
A determinada altura percebeu que o melhor era levar a vida com leveza e humor e isto está presente também na sua escrita. Contudo, como acontece a todos, às vezes também se sente confusa, mas escrever sobre o que está a sentir ajuda-a sempre a clarificar e arrumar as ideias na cabeça. Na ESCS Magazine encontrou um espaço onde pode escrever sobre vários temas que são do seu interesse.