Moda e Lifestyle

Como usar cores nas estações frias com ajuda do círculo cromático

A chegada do outono traz consigo uma nova paleta de cores na vida em geral: desde os jardins, que emergem em todas as tonalidades de castanho, ao nosso guarda-roupa, que passa drasticamente das cores vivas do verão para os tons camel e bege. No entanto, para aqueles que negam essa drástica mudança no seu vestuário, temos boas notícias: as tendências deste ano vão ser uma grande ajuda! As cores vieram para ficar durante todas as estações. Vejamos como as conjugar:

Antes de tudo, é importante dominar minimamente o círculo cromático – o melhor amigo para quem não quer errar na conjugação de cores – pois é nele que estão os três tipos de cores: primárias, secundárias e terciárias, levando a várias combinações.

Círculo cromático
Fonte: apetogentleman

Resumidamente, as cores primárias são três: o amarelo, o vermelho e o azul. Estas são puras e dão origem a todas as outras. As cores secundárias formam-se a partir da mistura de duas cores primárias. São elas o laranja, o verde e o roxo. Por último, as terciárias têm origem na combinação das cores primárias com as secundárias, sendo assim seis cores.

A partir destas 12 cores, são várias as combinações possíveis.

Fonte: Cláudia (revista brasileira)

Harmonia monocromática- tom sobre tom

Fonte: Isabella Fiorentino

Em momentos de pouca originalidade, optar por um look monocromático, isto é, todo da mesma cor, pode ser a solução perfeita. O ideal será investir em texturas e tecidos diferentes para dar alguma dinâmica ao look. Falando especificamente sobre as tendências deste outono/inverno (e podem saber mais sobre isto noutro artigo da ESCS Magazine), temos o verde como cor “surpresa” e também o rosa fúcsia, que não se deixou ficar apenas pelas estações quentes e veio “aquecer” o guarda-roupa das estações frias.

Cores complementares

Fonte: Letícia Tostes

As cores complementares são aquelas que se encontram em lados opostos do círculo, geralmente uma é fria e outra é quente. Uma delas pode ser a estrela do visual e a outra apenas servir para complementar os detalhes. É uma forma criativa e moderna de juntar um tom mais outonal e frio com um toque de cor a lembrar o verão.

Neste caso temos duas cores fortes, como o laranja e o azul, para quem não gosta de passar despercebido. No entanto, para aqueles que gostam de combinações mais suaves, rosa mais claro e oliva são cores a ter em conta. É uma forma de utilizar uma peça primaveril, como um blazer rosa, nos primeiros dias de outono, ainda pouco frios.

Cores análogas

Fonte: Letícia Tostes

A combinação de cores análogas consiste em conjugar no mesmo visual uma cor primária e outra (pode ser mais do que uma) secundária que esteja adjacente a ela. Estas acabam por ser bastante parecidas, formando quase um conjunto monocromático, mas mais jovial ainda. Para causar algum contraste, também é possível combinar cores com uma tonalidade de intervalo. Desta forma, estamos a criar um look com cores da mesma “família”. É nestes momentos que se pode juntar uma cor mais outonal, com outra mais “alegre”.

As combinações de cores do círculo monocromático não ficam por aqui. Existem ainda as combinações em tríade, quadrado, retângulo e cor complementar dividida. Com isto, podemos chegar à conclusão de que é possível combinar cores de todas as formas sem medos, pelo menos, enquanto estas forem uma tendência. Trazer isso para as estações mais frias é uma forma de “aquecer” o corpo e a alma, numa altura em que nos sentimos mais em baixo, com os dias menos alegres.

Fonte da capa: Luísa Rosário Montez

Artigo revisto por Inês Moutinho

AUTORIA

+ artigos

Luísa Montez é redatora da ESCS Magazine desde novembro de 2020, tendo começado por escrever apenas para a secção de Moda e Lifestyle. Após o sucesso do seu artigo escrito, excecionalmente, para a secção de Grande Entrevista e Reportagem, decidiu aceitar o convite e fazer parte da mesma. Antes de entrar na ESCS já sabia que queria pertencer à revista, pois a escrita é um dos seus pontos fortes.