Camisa branca: uma amiga para a vida
Uma camisa branca é tão essencial no guarda-roupa feminino como água na praia. É aquela peça que se usa desde sempre e que para sempre será usada. Claro que, ao longo dos tempos, vai sofrendo algumas alterações. Há anos em que a camisa branca se quer justinha ao corpo e anos, como aqueles que vivemos agora, em que só a queremos oversized. Mas, com um pouco de imaginação, dá sempre para a usar – seja ela justa ou larga.
No início, a camisa branca era apenas usada pela classe alta, uma vez que era esta a faixa populacional que, por não trabalhar, conseguia manter a pureza da cor sem nódoas. Nem é preciso mencionar que, também no início, só os homens usavam esta peça de roupa – se bem que, ainda antes de 1800, Maria Antonieta é pintada com uma espécie de camisa branca.
Com o passar do tempo, a peça vai ganhando território nos guarda-roupas femininos e o seu auge dá-se quando estrelas como Lauren Bacall e Audrey Hepburn a usam, não só no grande ecrã, como também no seu dia a dia.
Hoje, está sempre presente no guarda-roupa de uma mulher; ou quase sempre. Quer seja para trabalhar ou para usar apenas porque nos dá gozo, a camisa branca é aquela peça que não nos deixa ficar mal. Pode ser usada num look mais profissional, num mais casual ou até noutro mais desportivo.
Além dos diferentes estilos, há outras variantes, como o tecido e o corte, que, obviamente, influenciam o aspeto da peça no outfit. Uma camisa de seda ou acetinada tem logo, à partida, um ar mais elegante; mas vestida e conjugada da forma certa pode contribuir para um look casual. O mesmo acontece com uma camisa de corte mais clássico, que tem um ar mais profissional: se a usarmos aberta em cima de um top e lhe dermos um nó à frente, ganha um aspeto descontraído. Como já disse, quando se tem uma camisa branca, só se precisa de usar a imaginação!
Como podes usar a tua camisa branca para um estilo…
Elegante
Para usar no trabalho, num jantar ou evento mais formal, a camisa branca é sempre uma boa aposta. Com um bom tecido e um bom corte, conjugada com umas calças ou uma saia – acetinada, por exemplo –, é o suficiente para fazer um conjunto simples, mas elegante. Menos é, na maioria dos casos, mais.
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Aquilo de que mais gosto nos looks elegantes é o facto de ser possível manter um aspeto descontraído. Uma camisa branca tem o poder de ser o descontraído do elegante ou o elegante do descontraído.
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Casual
Uma camisa branca e umas calças de ganga – mom jeans, boca de sino, retas… A nossa peça imbatível e a ganga funcionam muito bem desde sempre e também conseguem dar diferentes aspetos ao look: mais francês, mais boémio, mais clássico, entre outros.
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Mas não é só com a ganga que esta peça de roupa nos dá um outfit casual. Também com calças de tecido, saias ou com um pulôver ou colete por cima. Se for realmente oversized, a camisa branca até pode servir de vestido e, nos dias mais frios, podemos usá-la por cima de uma camisola quentinha.
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Descontraído
Para começar, uma camisa branca aberta ou com um nó à frente dá-nos sempre um aspeto descontraído. Podemos usar uma t-shirt, um top ou até um vestido por baixo.
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Outra coisa que contribui para um look descontraído é o material. O linho, por exemplo, apesar de ser um material elegante, consegue dar aquele ar de férias a uma peça de roupa.
A camisa-vestido já foi puxada para os looks casuais, mas com os sapatos, os acessórios e o penteado certos pode ser também uma peça de roupa muito descontraída.
Desportivo
Por último, vamos ter de contradizer todos aqueles que acham que a camisa branca é uma peça formal. Já há muito que tínhamos percebido que não o é, e ainda a conseguimos tornar num artigo desportivo.
Pessoalmente, sou uma grande fã da camisa branca com os calções de ciclista e uns ténis bem confortáveis. Simples, prático e muito bom se precisarmos de fugir a correr de alguém.
Também com um conjunto de fato de treino, a camisa branca promete não falhar. Assim como nos looks mais… tenistas.
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Se preferem um look desportivo mais casual, não há problema. Uma simples camisa oversized pode fazer parte do outfit com um boné e uns ténis.
Consegui provar que a camisa branca não nos falha? Espero que sim. Aberta ou fechada; com nós ou por dentro das calças; como casaco ou por baixo de outra camisola… Os looks com camisas brancas são perfeitos para quando precisamos de um outfit que se adeque ao nosso dia, mas que também possamos usar durante a noite. Podemos vesti-la na cidade, no campo e na praia; em casa e na rua; no escritório e nos bares. Quem tem uma camisa branca, tem uma amiga para a vida.
Fonte da capa: Pexels
Artigo revisto por Andreia Custódio
AUTORIA
A determinada altura percebeu que o melhor era levar a vida com leveza e humor e isto está presente também na sua escrita. Contudo, como acontece a todos, às vezes também se sente confusa, mas escrever sobre o que está a sentir ajuda-a sempre a clarificar e arrumar as ideias na cabeça. Na ESCS Magazine encontrou um espaço onde pode escrever sobre vários temas que são do seu interesse.