Artes Visuais e Performativas

D. Maria II reabre a 19 de abril com dois espetáculos

Depois de três meses encerrado, o Teatro Nacional D.Maria II reabre portas no dia 19 de abril. Em estreita articulação com o Ministério da Cultura e as Autoridades de Saúde, este é o reencontro muito aguardado entre o público e os artistas que respeita todas as normas de segurança.Logo na segunda-feira de reabertura, “Catarina e a beleza de matar fascistas” sobe ao palco da Sala Garrett, espetáculo de Tiago Rodrigues que estreou em setembro de 2020, em Guimarães. Com um elenco constituído por António Fonseca, Beatriz Maia, Isabel Abreu, Marco Mendonça, Pedro Gil, Romeu Costa, Rui M. Silva e Sara Barros Leitão, o espetáculo estará em cena no D.Maria II de 19 a 26 de abril, seguindo, depois, para uma digressão internacional.

Fonte: Pedro Macedo

No dia seguinte, a Sala Estúdio reabre com a estreia de “Tempo para refletir”, um espetáculo de Ana Borralho e João Galante que questiona a ideia de público como entidade de reflexão. Em cena de 20 de abril a 2 de maio, esta performance propõe um dispositivo de reflexão e meditação sobre a vida e a morte, sobre morrer e voltar a viver, como uma experiência fora-do-corpo.

Fonte: Daniel Matos

Esta reabertura conta com algumas novidades. O espetáculo “Aurora Negra”, de Cleo Tavares, Isabél Zuaa e Nádia Yracema, regressa à Sala Estúdio de 10 a 20 de junho. Os espetáculos “Morte de um caixeiro viajante”, com encenação de Jorge Silva Melo, do texto de Arthur Miller, e “Praça dos Heróis”, texto de Thomas Bernhard, encenado por David Pereira Bastos, partem em digressão nacional no âmbito do projeto da Rede Eunice Ageas, já a partir deste mês. Estes espetáculos voltarão às salas lisboetas em agosto, no Centro Cultural de Belém, no âmbito da programação de verão.

A programação, para o período compreendido entre os meses de abril e julho, sofreu algumas alterações que se relacionam com datas e horários de apresentação dos espetáculos. Todas as atualizações feitas à programação podem ser consultadas em www.tndm.pt/pt/espetaculos

A todos os espetadores que tenham adquirido bilhetes para espetáculos ou para outras iniciativas depois destas alterações, poderão esclarecer as suas dúvidas contactando a bilheteira do D.Maria II, através do número de telefone 800 213 250 ou do e-mail bilheteira@tdm.pt

Vamos aproveitar a liberdade que temos e apoiar a cultura ao voltar aos teatros e às salas de espetáculo! Peguem na vossa família ou amigos e aproveitem uma manhã, tarde ou noite num dos maiores teatros de Lisboa! 

Bons espetáculos em segurança!

Artigo escrito por Flávia Gomes

Artigo revisto por Miguel Tomás

AUTORIA

+ artigos

Ao ingressar em Jornalismo na ESCS, a Flávia decidiu juntar a sua paixão pelas artes a uma segunda paixão: a escrita. É apaixonada pelo teatro e nela poderás encontrar uma enciclopédia dos melhores teatros musicais que podes ver. Gosta de dizer que é uma pessoa artística, pois já pisou os palcos de três formas: a dançar, a representar e a cantar. Agora dá palco a outros artistas escrevendo sobre eles e a sua arte.