Turismo rural: Quinta da Galeana Dreaming
Era uma vez uma terra. Uma terra não muito distante – a Lourinhã. Lá havia campos vastos, onde cresciam frutas e legumes muito saborosos, havia mar e areia e havia noites limpas e estreladas, onde se podiam ouvir os grilos e, de vez em quando, um ou outro uivar lá ao longe.
Nessa terra, havia uma quinta de 23 hectares com mais de 300 anos na qual se podiam encontrar bosques com muitas e diferentes árvores, pastagens, trilhos e muitos animais.
Num passado não muito distante, a Quinta da Galeana foi comprada por um casal, a Rita e o Sérgio. A quinta já era conhecida pelo casal, que, quando a comprou, começou por se dedicar à exploração animal. Mais tarde, perceberam que ao juntarem as paisagens da quinta à sua componente rural iriam conseguir dar a experiência do verdadeiro turismo rural.
Decidiram, então, recuperar a casa primordial e a capela da Quinta da Galeana, criando, assim, um ambiente perfeito para os hóspedes que viriam a usufruir de um verdadeiro turismo rural. Hoje, a casa conta com o seu estilo original, o rústico, conjugado com um toque de modernidade.
Descer o caminho para a quinta é como entrar noutra dimensão – numa “floresta encantada”, como a Rita e o Sérgio a apelidam. A própria fachada da casa contribui para essa sensação, e a calma e tranquilidade da atmosfera presente só a intensificam.
Decidiram, então, recuperar a casa primordial e a capela da Quinta da Galeana, criando, assim, um ambiente perfeito para os hóspedes que viriam a usufruir de um verdadeiro turismo rural. Hoje, a casa conta com o seu estilo original, o rústico, conjugado com um toque de modernidade.
Para além da casa, também podemos visitar a capela e a adega em pedra que costumava servir para a exploração vinícola. A Rita e o Sérgio esperam, em breve, recuperá-la e reabilitá-la.
A experiência da quinta não fica por aqui: ao visitar a quinta, temos a oportunidade de passear pelos diversos trilhos, deslumbrando e fotografando as paisagens magníficas e as aves de rapina que lá habitam, e podemos também alimentar os animais da quinta – de certeza que vão ficar muito felizes.
Há ainda uma piscina que nos oferece a sensação de uma pequena praia privada. Quer seja para tomar banhos de sol ou na água translúcida, a piscina está à disposição dos hóspedes para oferecer a experiência de estar numa praia rodeada de campo.
Se por outro lado, gostarmos mais da sensação de praia natural, não há motivo para desanimar. As praias são muito boas e o mar é muito apreciado pelos surfistas. Os amantes de desporto vão ainda encontrar a oportunidade de jogar ténis, pádel, golfe ou andar de karts num raio de quilómetros próximo da quinta.
O Dinoparque, o maior parque temático português com dinossauros, o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro e o Bacalhôa Buddha Eden são mais algumas atrações da região. Podemos encontrar estas e outras sugestões na página de Facebook da Quinta da Galeana, dreaming.
Esta é uma história ainda por acabar de viver. Não deixes o verão morrer na praia! Aproveita para tirar umas férias “fora de época” e desfruta dos encantos do campo! As reservas da “Quinta da Galeana Dreaming” podem ser feitas no Booking ou diretamente com os donos, através da página de Facebook.
Artigo revisto por Ana Janeiro
AUTORIA
A determinada altura percebeu que o melhor era levar a vida com leveza e humor e isto está presente também na sua escrita. Contudo, como acontece a todos, às vezes também se sente confusa, mas escrever sobre o que está a sentir ajuda-a sempre a clarificar e arrumar as ideias na cabeça. Na ESCS Magazine encontrou um espaço onde pode escrever sobre vários temas que são do seu interesse.