MARO é a grande vencedora do Festival da Canção 2022
Chegou a melhor época do ano para os amantes de música – a época “Eurovisiva” – e, com ela, chega também o Festival da Canção. A final do Festival teve lugar no passado dia 12 de março, e MARO e a canção Saudade, Saudade consagraram-se as grandes vencedoras da noite. Uma escolha por sinal bastante unânime, sendo que a artista conquistou a pontuação máxima, tanto por parte do júri regional como dos votos do público.
MARO, nome artístico de Mariana Secca, licenciou-se no Berklee College of Music, tendo, de seguida, se mudado para Los Angels. Participou em tours de nomes como Jacob Collier e Jessie J. A jovem irá representar Portugal na Eurovisão, em Turim, entre os dias 10 e 14 de maio.
Vê aqui a atuação que, após ter passado à final, ganhou um coro a acompanhar a vocalista.
Em segundo lugar, com 14 pontos, ficaram empatadas as canções d’Os Quatro e Meia – Amanhã; do FF – Como É Bom Esperar Alguém; e da Diana Castro – Ginger Ale.
Apresentamos a restante pontuação:
A gala contou com uma homenagem às vítimas da guerra que atualmente se vive na Ucrânia, relembrando que foi lá que Portugal venceu pela primeira e única vez a Eurovisão. Também em tom de homenagem, subiram ao palco temas de Tozé Brito, e Armando Gama foi ainda relembrado com carinho.
Além disso, os convidados musicais deram ainda mais energia a esta noite. A banda Bateu Matou atuou juntamente com as vocalistas Lura, Sara Correia e Blaya e é claro que os vencedores da edição passada do Festival da Canção não podiam ficar de fora! Além de entregarem o troféu a MARO, presentearam-nos também com uma prestação da sua canção vencedora, Love Is on My Side, que lhes valeu o 12.º lugar na Eurovisão 2021, com 153 pontos.
Todas as atuações da final já estão disponíveis no YouTube:
Os Quatro e Meia – Amanhã
FF – Como É Bom Esperar Alguém
Diana Castro – Ginger Ale
Aurea – Why?
Pongo e Tristany – DÉGRÁ.DÊ
Milhanas – Corpo de Mulher
Inês Homem de Melo – Fome de Viagem
Syro – Ainda nos Temos
Pepperoni Passion – Código 30
Fonte da capa: Observador
Artigo revisto por Ana Sofia Cunha
AUTORIA
A Joana encontra-se na junção do perfeccionismo e da ambição. Natural de Beja, sempre quis ter um papel ativo na indústria da música. Mudou-se para Lisboa para estudar Publicidade e Marketing, adaptando os conhecimentos adquiridos à sua área de interesse. Claramente não deixou para trás o seu amor pela escrita, fazendo convergir as duas paixões na secção de música da ESCS Magazine.