The Wilds: Uma questão de sobrevivência
A nova série teen da Amazon Prime estreou no passado dia 11 de dezembro e conta com apenas dez episódios. Embora The Wilds esteja a ser um tremendo sucesso no estrangeiro e tenha uma grande aprovação da crítica, a verdade é que em Portugal esta série está a passar completamente despercebida.
The Wilds tem uma premissa inicial muito semelhante à icónica série Lost. É que tudo começa com um acidente de avião, mas, neste caso, as sobreviventes são um grupo de jovens raparigas. A luta pela sobrevivência na ilha deserta e os problemas que vão enfrentar fazem com que as oito naufragas se comecem a conhecer melhor, muito embora continuem sempre a discutir intensamente, porque são muito diferentes. De qualquer forma, há algo neste drama que torna tudo ainda mais interessante… a queda do avião não foi um acidente e elas não estão ali por acaso…
Mas, afinal, quem são estas personagens? Vou contar-te um pouco mais sobre elas, deixando, desde já, a ressalva de que não existe uma protagonista fixa. Os episódios vão sendo narrados por algumas delas que nos contam os seus problemas pessoais e o que as motivou a embarcar naquela maldita viagem.
Jeanette Dao (Chi Nguyen)
De Jeanette não há muito a dizer. Talvez porque acabamos por não a conhecer muito bem. Apaixonada por música pop, principalmente pela cantora Pink, é uma rapariga sempre divertida e alegre, o que deixa o espetador desconfiado de que possa estar a esconder alguma coisa.
Shelby GoodKind (Mia Healey)
Shelby é aquela personagem que tem um otimismo nato, mesmo quando tudo parece correr mal. É a miúda popular da escola e vencedora de diversos concursos de talentos. Tenta sempre manter a união e o espírito de equipa entre todas as raparigas da ilha. Com uma família extremamente religiosa, acaba por considerar a homossexualidade um tabu… até que percebe que talvez não seja bem assim.
Leah Rilke (Sarah Pidgeon)
Leah é a personagem que narra o primeiro episódio. Madura para a idade, é uma rapariga amargurada e algo obcecada com o fim da relação que vivia com um homem bem mais velho que ela. Na ilha revela-se uma jovem astuta, mas também solitária, desconfiada e bastante lunática. Muitos dos grandes conflitos são iniciados por ela.
Esta é, sem dúvida, a personagem com mais destaque ao longo da série. Sente-se que os seus criadores queriam que ela ganhasse a empatia do público, mas não foi isso que aconteceu. Leah é, sem dúvida, a rapariga mais irritante da ilha e ninguém tem paciência para os seus dramas.
Fatin Jadmani (Sophia Ali)
A melhor personagem, sem qualquer tipo de dúvidas. Com uma personalidade peculiar e preferências de moda bastante ousadas, Fatin também não tem qualquer receio de assumir a sua promiscuidade. Devido à sua facilidade incrível para escapar às tarefas diárias na ilha, as outras acabam por achá-la uma preguiçosa do pior, mas não poderiam estar mais erradas.
Rachel Reid (Reign Edwards) e Nora Reid (Helena Howard)
Rachel e Nora são irmãs e as únicas raparigas que fazem parte da mesma família, mas isso nem sempre ajuda a que a estadia na ilha seja mais fácil. São muito diferentes, passando grande parte do tempo nas típicas guerrinhas de irmãs. Rachel é uma mergulhadora que sonha competir nos jogos olímpicos. Motivadora e uma líder nata, tenta sempre levar a dela avante. Nora é exatamente o oposto. Uma rapariga muito franzina que não tem qualquer tipo de gosto por desporto. A típica miúda introvertida que tem dificuldades em conviver em grupo.
Dot Campbell (Shannon Berry)
Uma rapariga cheia de atitude e viciada em programas de sobrevivência. É a mais experiente do grupo no que toca a lidar com situações limite. Sempre que é preciso tomar qualquer decisão, é a ela a que as outras recorrem. No fundo, as outras encaram-na como a líder do grupo, mesmo que ela não tenha bem essa perceção.
Toni Shalifoe (Erana James)
Rebelde, com pavio curto, agressiva e desconfiada. É assim que Toni é durante grande parte dos seus dias. Só a sua grande amiga Martha, que também está na ilha, parece trazer ao de cima o seu lado mais divertido e amoroso.
Martha Blackburn (Jenna Clause)
Quieta e misteriosa, Martha gosta de estar no seu canto e, talvez por isso, o espetador também não conheça tanto esta personagem. Extremamente ligada aos animais e à natureza, terá que ir contra os seus princípios para conseguir garantir que o grupo sobreviva.
A abordagem individual das personagens, no contexto da sobrevivência, é muito interessante, mas a sororidade existente entre elas é o principal ponto de destaque. Este tema, muito presente, mostra que o discurso de empoderamento feminino está cada vez mais presente na nossa sociedade e tem cada vez mais importância.
Com o consenso do facto de ser um thriller viciante que captura a essência da vida daquelas adolescentes, The Wilds é considerada uma série imperdível e foi recentemente renovada para a sua segunda temporada.
Na minha opinião, The Wilds é uma série com muito potencial, mas também muito confusa. Terminamos a primeira temporada sem conseguir responder a muitas questões e cada vez com mais dúvidas. Considero que o ideal neste tipo de séries é esperar que a próxima temporada estreie, para, depois, ser possível ver tudo de seguida e compreender perfeitamente o que se passou. Para terminar, deixo-te aqui o trailer de The Wilds:
Artigo corrigido por: Adriana Alves
Fonte da foto de capa: Adoro Cinema
AUTORIA
Sempre gostou de escrever e comunicar. As séries ocupam grande parte da sua vida e, por isso, tenta sempre dar o seu toque pessoal a todos os artigos que escreve. Com 20 anos, Inês não tem dúvidas que o seu futuro passa pelo jornalismo e sobretudo pela comunicação.