Next in Fashion: o concurso de moda da Netflix
Next in Fashion é um concurso de moda da Netflix que, ao longo de dez episódios, tenta encontrar um novo designer. Tan France e Alexa Chung são os apresentadores. Embora tenham reunido boas críticas por parte do público, para mim não são uma boa dupla e eram dispensáveis.
Os 18 concorrentes, criadores de moda talentosos e com considerável experiência na indústria, competem por um prémio de 250 000 dólares (aproximadamente 227 410 euros). Muitos já trabalharam como ghost designers para celebridades, como Beyoncé, enquanto outros já têm a sua própria marca estabelecida. Um dos poucos aspetos positivos deste programa é o de que os concorrentes são internacionais e vêm um pouco de todo o mundo: México, Reino Unido, Índia, Itália, Coreia do Sul e EUA são alguns dos exemplos.
Se 18 concorrentes te parece demasiado, é porque, na realidade, é. Durante os primeiros seis episódios, os estilistas trabalham em pares e têm de criar looks de um certo tema, como “passadeira vermelha” ou “lingerie”. Depois disso, passam a trabalhar individualmente. No final de cada episódio, existe um desfile, que é avaliado por convidados reconhecidos na área, como os designers Prabal Gurung, Phillip Lim e Tommy Hilfiger. O par que tiver apresentado o pior design será eliminado e sai da competição surpreendentemente rápido.
Se tudo isto te soa vagamente familiar, é porque as hipóteses de já teres visto isto antes são elevadas. Esta série é praticamente uma cópia (ainda que muito mal conseguida) de Project Runway. Assim, deixo-te um conselho: se gostas de séries de moda como America’s Next Top Model ou Project Runway, não vejas Next in Fashion. No fundo, o que quero dizer é que, para mim, a série está tão secante que me vi obrigada a passar imensas partes dos episódios à frente. Vou mais longe e admito que apenas consegui ver os primeiros quatro episódios, tendo depois passado para o último só pela curiosidade que tinha de ver quem ganhava. Até o vencedor foi desinteressante.
Artigo corrigido por Adriana Alves
AUTORIA
Sempre gostou de escrever e comunicar. As séries ocupam grande parte da sua vida e, por isso, tenta sempre dar o seu toque pessoal a todos os artigos que escreve. Com 20 anos, Inês não tem dúvidas que o seu futuro passa pelo jornalismo e sobretudo pela comunicação.