Menu do dia: The Chef Show
Dar-te a conhecer a magia por detrás de deliciosos pratos e das suas representações no cinema – esta é a proposta do The Chef Show, uma produção de Jon Favreu para a Netflix, no seguimento do seu filme de sucesso Chef. O ator e produtor norte-americano fazem uma viagem por diferentes cidades e as cozinhas que as movem, acompanhada pelo chef Roy Choi. São dois volumes recheados de ilustres participações – como os colegas de elenco do Marvel Cinematic Universe, o realizador Robert Rodriguez e o ator Seth Rogen.
Favreu combina a sua paixão pela arte do cinema com a da gastronomia e apresenta-nos o que foi preciso para construir a personagem tão completa de um chef. Para isto, contou com a ajuda de Roy Choi – um dos fundadores do movimento dos food trucks gourmets -, que se destacou pela combinação de culinária coreana e mexicana no seu taco truck Kogi.
Uma das missões de Favreu no filme Chef era a de que a arte imitasse a vida em todos os seus detalhes. Isso exigiu de si enorme prática para que todas as técnicas e gestos estivessem alinhados com a quente realidade das cozinhas. É aí que surge a sua divertida amizade com Choi, que não podia ter fim quando a produção acabou. O chef leva Favreu e os espectadores pelos bastidores do mundo gastronómico, enquanto o ator e realizador partilham a receita secreta por detrás dos grandes sucessos do cinema.
Em junho de 2019, chegou à plataforma de streaming o primeiro volume de The Chef Show, que começa com a participação de Gwyneth Paltrow e da sua organização para uma alimentação mais saudável, “Goop”. Mostram-nos ainda a receita “Pepper Pott”, uma brincadeira com a sua personagem em Iron Man. Depois, Favreu e Choi têm como destino Atlanta, onde se encontram com Robert Downey Jr e Tom Holland para uma enorme degustação.
Ao longo dos 14 episódios, o entretenimento para food lovers está garantido. São diferentes as receitas e experimentações, cada uma feita de maneira tão divertida por Favreu e Choi que chegam a parecer menos complicadas. Sem muito protocolo, os protagonistas recebem múltiplos convidados e recriam os pratos que marcaram as suas vidas e brilham nos seus menus. Alguns desses convidados são chefs como Aaron Franklin e David Chang, que mostram a forma quase que intuitiva como realizam as mais complexas rotinas dos seus restaurantes.
Considerando as ocupadas agendas dos dois protagonistas – que somam a série do Disney+ The Mandalorian, pela qual Favreu é um dos responsáveis, e os múltiplos restaurantes de Choi -, a temporada 3 pode demorar a chegar. Até ao momento, a Netflix não confirmou a data em que os próximos episódios podem sair.
Artigo revisto por Rita Serra
AUTORIA
Michelle tem 20 anos e faz muitas perguntas desde que se conhece por gente. Criou o primeiro site numas férias de verão enquanto criança e apaixonou-se por escrita e fotografia. Algum tempo e vôos internacionais depois, entrou em Jornalismo na ESCS, a escolha acertada para si. Não limita os seus assuntos, secções e cantinhos a visitar. Teve na Magazine um megafone enquanto Editora de Opinião.