Moda e Lifestyle

Faz um Gap Year, torna-te na tua melhor versão!

Sabes no que consiste um gap year?

Bem, este termo corresponde a nada mais nada menos do que a um período de tempo em que te dedicas a coisas fora da tua atual rotina. É um tempo dedicado ao autoconhecimento, em que sais da tua zona de conforto e te desafias.

Durante um gap year podes ter as mais diversas experiências. Podes viajar, fazer voluntariado, estagiar, trabalhar, aprender um novo idioma, entre tantas outras coisas.

É um período, por norma, superior a 5 meses, durante o qual os jovens aproveitam para fazer coisas que o seu quotidiano não permitia, vivem a vida ao máximo e têm experiências únicas e diferenciadas que lhes permitem perceber do que gostam e do que são capazes”.

Sabes quem te pode ajudar no processo?

A Gap Year Portugal  é uma ONG responsável por consciencializar os jovens sobre o que é um gap year. Tem também a missão de tornar o gap year numa possibilidade para todos os jovens em Portugal.

A GYP ajuda-te e dá-te dicas e ferramentas para tornar o teu plano em realidade.

Na Gap Year Portugal acreditamos que não há uma fórmula de gap year e que um gap year é como um bilhete de identidade: cada um tem o seu, de acordo com as suas características, sonhos e objetivos

É com esta visão que já ajudaram cerca de 500 gappers.

Agora vou contar-te alguns dos muitos benefícios de fazeres um gap year.

Esta experiência vai dar-te ferramentas, experiências e vivências que vão contribuir para o teu crescimento e desenvolvimento pessoal, assim como as muitas histórias diferentes para contar!!

Fotografia de Ibrahim Rifath/Unsplash

Go for it, do que estás à espera para sair da tua zona de conforto?

Ganha autoconfiança, maturidade e uma maior independência emocional e financeira. 

Desenvolve soft e hard skills, ganha mais conhecimento sobre o mundo que te rodeia, melhora a tua performance tanto na escola como no trabalho ou simplesmente nos projetos em que estás envolvido/a.

Um fator a ter em consideração é que depois da tua experiência vais ter muito mais do que apenas um canudo para apresentar a qualquer recrutador. Esta experiência vai levar-te a uma diferenciação no mercado de trabalho.

Já estás há algum tempo cheio de coisas para fazer e nunca consegues parar só para pensar, por exemplo? Um gap year permite que te conheças, que reflitas sobre todo o teu percurso até então, que reflitas sobre as tuas relações e tudo o que é verdadeiramente importante para ti. 

Amplia o teu sentido crítico em relação a ti e ao mundo à tua volta.

Fotografia de Marvin Kuhn/Unsplash

Com o Programa de Mentoria (equipa de apoio ao gapper), vais ser acompanhado do início ao fim. Vão ajudar-te no planeamento do teu gap year.

Não te preocupes! É completamente gratuito, flexível e à tua medida! Muita inspiração, dicas, experiências e histórias contadas na primeira pessoa são algumas das coisas de que podes usufruir com este programa.

Do que estás à espera para te tornares num gapper?

Se queres muito dar este passo, mas não tens possibilidade financeira, aproveita o concurso que a GYP realiza todos os anos.

Participa e dá o passo que te levará a uma das melhores experiências da tua vida!

O Concurso Gap Year Portugal consiste numa parceria entre a Gap Year Portugal e a Fundação Lapa de Lobo.

O concurso premeia um ou dois jovens com uma bolsa de forma a realizarem o seu gap year.

Caso te candidates de forma individual, podes ganhar cinco mil euros. Se a candidatura for com outra pessoa, o prémio corresponde a seis mil e quinhentos euros. 

Sabe como participar no site da Gap Year Portugal.

Fotografia de Anastasia Petrova/Unsplash

Go for it!! O “não” está sempre garantido!

O Pedro e o Simão arriscaram e saíram vencedores, em 2019.

Atravessávamos uma altura decisiva da nossa vida. Por um lado, era tempo de decidir o que pretendíamos fazer dali para a frente. Por outro, talvez mais importante, era hora de nos conhecermos. Isto, pois, sem nos conhecermos, como poderíamos descodificar claramente as nossas ambições?”

Pedro Gonzaga e Simão Gonçalves
Fotografia cedida por Gap Year Portugal

Foi a ânsia pelo autoconhecimento que os motivou, tal como a vontade de abraçarem novas realidades que expandissem o mundo que conheciam até então.

A Ana arriscou e saiu vencedora, em 2017.

ganhei muito mais do que aquilo que alguma vez imaginei

Foi a sua vontade de tornar o “talvez um dia” para o “é agora” que a levou a participar no concurso da GYP.

Conta que ganhou uma nova forma de encarar a vida e diz ter-se tornado numa pessoa mais aberta para abraçar o desconhecido.

Ana Rita Soares
Fotografia cedida por Gap Year Portugal

Deixa ainda o conselho: a todos vocês que este ano estão desse lado, fartos de sonhar e prontos para tornar o vosso sonho em realidade, só vos posso dizer para se deixarem inspirar e dedicarem-se. A recompensa vale mais do que a pena!”.

Em 2015, João Amorim e Tamara Brandão foram os felizardos a ganhar.

João diz: A viagem transforma-nos e dá-nos ferramentas para construirmos a nossa forma de ver as coisas, de viver, de agir e reagir, de autonomia, independência, de certezas e de ideias. A viagem permite-nos construir a nossa personalidade, aquilo que nós somos, sem influências, sem certos ou errados. Abrimos a mente para a genuinidade e a diferença. Para a partilha e a generosidade”.

João Amorim e Tamara Brandão
Fotografia cedida por Gap Year Portugal

O concurso deste ano está aí à porta. Vai visitando o site ou Instagram da GYP e sabe quando e como participar.

… Mas a GYP não fica por aqui.

O Gap Year Summit consiste num evento nacional organizado anualmente que junta gappers, viajantes, entusiastas e curiosos, pessoas que gostam de desafios e outras que apenas procuram inspiração, prontas para sair da sua zona de conforto.

São dois dias repletos de histórias, experiências, dicas e ferramentas. Conta com testemunhos em primeira mão, workshops de diversos temas que vão desde a inteligência emocional às alternativas ao percurso a que estás habituado/a.

O Gap Year Summit é um evento que promete abrir horizontes, a mente e a alma à descoberta.

É a altura ideal para fazeres todas as tuas perguntas e largares os teus medos. Põe-te à prova!!

Acompanha as redes da associação e descobre quando vais poder conhecer experiências e quebrar preconceitos culturais ou medos que tenhas.

Por último, mas não menos interessante, tens a…

Fotografia de Alex Robert/Unsplash

GAP YEAR ROAD TRIP PORTUGAL!

Com este projeto criado em 2017 são percorridas , todos os anos, escolas secundárias de norte a sul do país, incluindo as ilhas.

O objetivo é consciencializar os jovens para a importância do desenvolvimento de soft skills e mostrar que um gap year é muito mais do que uma possibilidade, “é um passo importante na preparação dos jovens para as necessidades da sociedade moderna”.

Este projeto é orientado por um conjunto de oradores que já fizeram um gap year e que partilham agora as suas experiências e aprendizagens.

Se quiseres fazer parte da comunidade e ajudar a GYP a ajudar cada vez mais os jovens, junta-te aqui!

Tens três modalidades,

Ao pagares 3 euros por mês, vais poder interagir e fazer perguntas exclusivas aos convidados do podcast da GYP, Ready. Gap. Go! 

Por 5 euros por mês, poderás conhecer toda a equipa responsável por todas as atividades da associação. Podes também estar uma vez por mês presencial ou digitalmente com um membro da equipa à tua escolha só para conversar sobre o que quiseres! Nesta modalidade tens também incluídas as vantagens da primeira modalidade.

Com o pagamento de 8 euros mensais, tens acesso a um desconto exclusivo no Gap Year Summit e tens acesso a todos os workshops da GYP, para além dos benefícios das restantes modalidades.

Sabias da existência da GAP YEAR PORTUGAL??

Arrisca, vais só tornar-te na tua melhor versão!!

Imagem de capa: Fotografia de Simon Migaj/Unsplash

Artigo revisto por Ana Sofia Cunha

AUTORIA

+ artigos

Sempre quis pilotar aviões, mas a vida mudou-lhe os planos e descobriu o prazer na escrita. Movida a desafios e curiosidade, a Mariana adora correr, meditar e trabalhar em multimédia. Pensa no futuro mas vive muito o presente, confia na vida e sabe que vai ter sempre um lugar para a escrita. Nasceu em Lisboa mas vive nas Caldinhas, “o oeste é vida”, garante. Perde-se no mar, mas o surf dá-lhe vida.